Feng Shui na cozinha: fogão limpo e pia em ordem equilibram energia da casa

Terça, 30 de Junho de 2020

Feng Shui na cozinha: fogão limpo e pia em ordem equilibram energia da casa

Fogão é peça-chave do ambiente

Considerado o principal item da cozinha, o ideal é que o fogão ocupe ali um lugar de destaque. Ele é associado à energia Yang e, por isso, atrai prosperidade e riqueza, desde que esteja em perfeito funcionamento.

"Dentro da visão metafísica do Feng Shui, o Fogo é o elemento da alma e da criação, é a manifestação terrena da energia cósmica da criação. Por isso, se estiver descalibrado, levará os moradores a desentendimentos sem motivo aparente", aponta Elias Luiz Bispo IV, psicoterapeuta e terapeuta holístico.

Já o excesso de consumo de gás e a chama exageradamente acesa provocam perda de dinheiro e fraco desempenho na vida íntima. "Por outro lado, se o fogo estiver sempre baixo, as brigas serão constantes e poderá haver desarmonia geral da família", avisa o psicoterapeuta.

Para que o aparelho beneficie o ambiente, é preciso que as bocas estejam em perfeito funcionamento. "Como o fogão é o grande símbolo da riqueza, se uma delas não estiver funcionando, não será bom para o setor financeiro", exemplifica Tatiane Bueno, designer de interiores e estudiosa do Feng Shui.

A saída de gás precisa estar sempre desobstruída, para que o fogo se manifeste de forma adequada. Além disso, recomenda-se a adoção de um espelho capaz de refletir (e, consequentemente, dobrar) as chamas, o que permite potencializar a prosperidade e a energia. Caso esteja instalado em uma ilha, melhor deixar a área livre ao redor.

O forno também é de grande importância para o equilíbrio da casa como um todo. Assim, não deve ser transformado em depósito de peças não utilizadas. " É melhor doar as panelas ou formas velhas em vez de deixá-las empoeirando no forno, que deve estar sempre limpo e organizado", pontua Elias.

Outra questão: preferencialmente, o fogão (assim como o micro-ondas) deve estar a certa distância da pia. "Ela representa o elemento água, que apaga o Fogo - no caso, prosperidade e energia", observa Daniel. Na impossibilidade de mudar a disposição, adote cristais multifacetados e objetos de madeira entre os dois.

Pia reflete em equilíbrio e vitalidade

De acordo com Elias, a pia da cozinha não deve ser ignorada, pois tem a ver com o bem-estar e a força vital de toda a família. "É só observar: um casamento com confrontos e desarmonia terá sempre uma pia mal cuidada. Por outro lado, uma pia bem cuidada denota equilíbrio e saúde conjugal", aponta.

O espaço deve ser extremamente limpo, organizado e em dia. A dica é eliminar qualquer item que não esteja perfeito - copos, xícaras e pratos quebrados ou lascados deveriam ser descartados. Da mesma forma, detergente, sabão e lixeiras não devem estar à mostra.

Se houver vazamento, significa que a grana da família pode ser gasta desproporcionalmente, sem motivo real aparente. "Além disso, acarreta falta de dinheiro e discussão entre os familiares", afirma Elias.

Geladeira é depósito de emoções

Outra peça-chave da cozinha, a geladeira tem a ver com os sentimentos do inconsciente. "Muitas pessoas que passaram por dificuldade emocional, com os pais ou criadores, na infância, não conseguem organizar sua geladeira ou freezer. Geralmente perdem dinheiro e tempo, deixando que produtos estraguem por não os 'enxergarem' guardados ali, com o mau condicionamento", argumenta Elias.

O especialista explica que tanto a geladeira quanto o freezer também estão ligados ao elemento Água e, portanto, à energia Yin, ou seja, à energia feminina ancestral. "A geladeira deve estar abastecida, limpa e organizada. Isso leva os moradores da casa a terem e manterem sentimentos de respeito e concórdia com a figura materna da família", esclarece o terapeuta holístico.

Mesa e armário: como cuidar

"A mesa está para a cozinha assim como o altar está para a igreja", defende Elias. É em volta dela que os familiares e amigos se reúnem para conversas amistosas e confidências e onde são celebrados eventos especiais. "Se quiser ter uma família amorosa e harmônica, com cordialidade nos negócios e finanças, é bom manter sua mesa sempre limpa e bem cuidada, sem que seja desonrada, pois é o altar de sua cozinha", orienta o estudioso.

Já os armários precisam estar igualmente limpos e, mais que isso, livres do excesso de peças sem uso, quebradas ou danificadas. "O guarda-louça está ligado à energia das emoções e sentimentos. Assim, é frequente contar com uma lembrança da avó ou de antepassados", observa Elias.

Limpeza reflete no fluxo de energia

Dentro do Feng Shui, a limpeza de um ambiente é essencial, uma vez que está diretamente associada à fluidez das boas energias. "Por isso, a cozinha deve estar livre de poeira e excesso de gorduras e contar com boa ventilação e iluminação", frisa o terapeuta holístico.

Segundo o especialista Daniel, a casa está relacionada ao corpo humano, com a cozinha representando o sistema digestório. "Cuidar da cozinha significa cuidar desta fonte de energia do nosso organismo", comenta.

Só cozinhe quando estiver alegre

O especialista Daniel observa que o ato de cozinhar deve ser um momento de alegria e leveza. Desta forma, se alguém estiver bravo ou imensamente triste, é melhor não cozinhar, especialmente se for para outras pessoas.

"Ao cozinhar, são transmitidas amorosidade e gentileza. Não somos nutridos somente pelos aspectos físicos mas, especialmente, pela intenção. Cozinhar para alguém é um ato de generosidade e precisa ser feito de corpo e alma, sempre", defende.

O que é preciso evitar na cozinha

Daniel Alan Costa aponta situações que não devem acontecer no ambiente:

Torneiras vazando: "Vazamentos nunca são bem-vindos em uma casa ou ambiente, pois simbolizam desperdício de energia. Na cozinha, é desperdício da energia nutritiva dos alimentos e da energia da prosperidade".

Lixeiras: "Especialmente a da cozinha, com alimentos que apodrecem rapidamente, deve ser evitada, pois esta energia não é auspiciosa. Se fizer muita questão, esvazie o lixo frequentemente, de preferência todas as vezes que concluir o trabalho na cozinha, após cada refeição".

Portas e gavetas emperradas: "Se você não quer emperrar sua prosperidade, arrume o mais rápido possível o problema em armários da cozinha. Isso vale para todas as gavetas e portas da casa também".

Como melhorar ainda mais o ambiente

Tatiane Bueno indica outros cuidados que podem ser adotados na cozinha:

Abra as janelas. Para que o ambiente receba luz natural e, assim, atraia bons fluídos, as ventanas devem ser mantidas abertas o máximo de tempo possível.

Aposte no branco. A cor neutra traz aquela sensação gostosa de limpeza. Deve ser predominante no ambiente, porque também atrai boas energias.

Pincele com cores. A criatividade deve estar presente na cozinha, o que pode ser explorado com peças coloridas, como ímãs de geladeira. Dentre os tons, o amarelo pode ganhar destaque.

Adote tapetes. Além de funcionais, as peças no chão resultam em equilíbrio e conforto para o ambiente.

Tenha alimentos frescos. Frutas, verduras e legumes recém-comprados e em abundância atraem prosperidade e fartura.

 

Publicado em: https://www.uol.com.br/universa/noticias/redacao/2020/06/27/feng-shui-na-cozinha-fogao-limpo-e-pia-em-ordem-equilibram-energia-da-casa.htm